9.4.17

Mais autores africanos ou mais autores de língua portuguesa?


Professores de Português querem mais autores africanos nos currículos...os escritores africanos têm também pouca expressão nos currículos.Autores africanos?
Não estão representados nos conteúdos obrigatórios do programa, aparecem só na área de projeto de leitura”, afirmou Edviges Antunes Ferreira, lamentando: “Não há mesmo uma área que contemple o estudo dessa literatura”. (sic)
Será que existe uma identidade africana? Será que nesse conjunto haverá um subconjunto constituído por escritores africanos de matriz portuguesa?
A pressa de dizer é inimiga do pensar! Em Angola, há escritores, tal como em Moçambique, na Guiné, em São Tomé, em Cabo Verde... Só que a matriz cultural e linguística é feita de raízes muito diferentes, o que não permite colocá-los todos no mesmo saco, a não ser por preconceito, o tal lugar, onde o dizer atropela o pensar...
Enquanto professor de língua portuguesa, apenas recomendaria que os programas de Português resistam aos estereótipos que inviabilizam o conhecimento diacrónico e sincrónico do que é a riqueza literária produzida, tendo como suporte a língua portuguesa, aqui, na América, na Ásia, em África ou na Oceania...

Sem comentários:

Enviar um comentário