1.3.17

Homens Bons, de Arturo Pérez-Reverte

Hombres Buenos é o título de um romance histórico espanhol, publicado em 2015, em que o seu autor, Arturo Pérez-Reverte, nos convida para uma viagem às profundezas das contradições morais, ideológicas e sociais do séc. XVIII espanhol e francês.
A tarefa é aparentemente simples, pois se trata de iluminar a Espanha obscurantista, disponibilizando-lhe a Encyclopédie Française, o que exige a viagem árdua dos académicos don Pedro Zárate e don Hermógenes, cuja missão é adquirir em Paris os preciosos e raros 28 volumes da 1º edição... 
As dificuldades sucedem-se ao mesmo tempo que os académicos se descobrem e mergulham num novo universo, guiados pelo abade Bringas - personagem fascinante, arauto da Revolução que se anuncia, mas que poucos anteveem, a começar pelos enciclopedistas, que acreditavam que as Luzes seriam suficientes para por termo ao Antigo Regime.
Este romance é um instrumento precioso para melhor compreender ou revisitar o séc. XVIII, sem esquecer o modo como o autor franqueia a sua oficina de escritor, revelando as diligências necessárias à execução de tão ambicioso projeto.
Ler é, neste caso, uma verdadeira odisseia intelectual...    

Sem comentários:

Enviar um comentário