1.10.16

À sua maneira!

A maioria dos alunos frequenta o 10º ano pela primeira vez. Solicitei-lhes, à laia de diagnóstico, que escrevessem sobre o tema "As minhas Escolas".
E fizeram-no de forma responsável. Nem todos se lembravam do nome das escolas; outros, preferiram omiti-lo ou terão pensado que essa informação não era relevante...
Até ao momento, já registei o nome de 45 escolas da Grande Lisboa. De algumas, é possível colher dados rigorosos sobre o espaço físico, mas, na maioria, o que, sobretudo, aflora é a avaliação centrada na relação entre alunos, na existência de espaços favoráveis ao divertimento e, por vezes, no clima de bullying que se abatia sobre rapazes e raparigas, sem omitirem que a violência do meio entrava portas dentro e tornava o ambiente muito pesado.
No geral, estes alunos iniciaram o percurso escolar em espaços acanhados, mas simpáticos, para depois transitarem para espaços mais vastos, nem sempre acolhedores. Cada um fez o seu caminho com maior ou menor dificuldade, gratos a funcionários e a professores, mas nem a todos... indo ao ponto de dar conta de situações abusivas da parte dos adultos... Nem todos revelam ter grande consideração pela "escola", mas acabam por reconhecer que sem ela estiveram a hipotecar o futuro.
De qualquer modo, ainda não perderam a esperança de serem felizes no presente e no futuro. À sua maneira!

Sem comentários:

Enviar um comentário