18.9.16

O psiquiatra

A psiquiatria é a ciência dos sintomas de perturbações invisíveis da mente... Se assim é, porque é que os psiquiatras se limitam a observar (a ouvir) os supostamente afetados?
Creio que o diagnóstico e o tratamento seriam muito mais seguros se estes profissionais do «mistério» se dessem ao trabalho de ouvir a família, os amigos, os colegas de trabalho... isto é, se conhecessem o meio em que o «doente» evolui...
Aflige-me que haja casos em que o psiquiatra aumenta e diminui a dose de uma certa "substância" só porque o doente lho sugere por telefone.
Não consigo entender como é que um psiquiatra pode avaliar o "estado" de um indivíduo sem sair do gabinete... cobrando em média 100 euros.

Este apontamento é, em parte, resultado da leitura do testemunho do psiquiatra - José Luís Pio de Abreu, autor da obra "Como Tornar-se Doente Mental":

«A Psiquiatria está em crise, mundial. Ainda ninguém sabe o que é a mente. (...) Escreve-se mais do que se lê. Existem instrumentos, o problema é saber se são bem usados. Há muitas ofertas da psicologia e psicoterapia, o problema é a orientação no meio desta selvain Público, 18 de set. 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário