7.8.16

Salazar pensava que tinha tempo

António Spínola discordava, como vimos, de Salazar porque este pensava que era preciso "saber esperar".
Também George Ball, enviado de Kennedy, em carta de 21.10.1963, refuta a tese de Salazar:

«V. Exª acredita acredita que o tempo trabalha a seu favor, nós não. Conforme tive oportunidade de referir, as nossas estimativas indicam que nas melhores circunstância, não será possível dispor de mais de 10 anos para preparar os territórios para o ato político da autodeterminação. Se forem aproveitadas todas as oportunidades durante esse intervalo de tempo, nós estamos seguros de que a presença efetiva de Portugal poderá persistir. Se, ao contrário, essas oportunidades forem desperdiçadas nós concordaremos então com a previsão desoladora de V. Exª de que Portugal será incapaz de "manter a sua influência e os seus interesses atuais nos territórios contra todas as influências ideológicas e económicas impulsionadas do exterior.»
E como sugestão programática, George Ball acrescenta:
« Nós estamos perfeitamente cientes de que este apoio (dos líderes africanos mais moderados) só será possível se Portugal der uma indicação afirmativa, primeiro, de que a autodeterminação é o objetivo em direção ao qual se orienta a sua política e, segundo, que o Governo português está a promover numa base de urgência a realização de uma série de medidas - sociais, económicas, educativas e políticas - para preparar os povos para a autodeterminação dentro de um período de tempo razoável ainda que não necessariamente explícito.
(...) Em menos de uma década V. Exª poderia criar as bases para um programa educativo de grande amplitude. A preparação de africanos que carecem de especialização administrativa e técnica deveria também ser objeto de esforços imediatos, uma vez que nos parece essencial desenvolver e alargar o núcleo indígena de juristas, médicos, professores, engenheiros e operários especializados e semi- especializados capazes de suplementar os brancos que agora ocupam os postos administrativos fundamentais. E finalmente V. Exª poderia no espaço de tempo que lhe resta treinar um quadro de professores para conduzirem um sistema de escolas, a desenvolver tanto nas áreas rurais como urbanas...»

Sem comentários:

Enviar um comentário