5.4.15

A palavra 'ressurreição'

«Posso mudar a arquitectura de uma palavra. / Fazer explodir o descido coração das coisas./ Posso meter um nome na intimidade de uma coisa / e recomeçar o talento de existir.» Herberto Helder, Poemacto, IV, 1961

Posso escrever aqui a palavra 'ressurreição', observá-la de perto, imaginar-lhe o movimento e a sombra em transformação. Posso confirmar que, em 1961, me era mais fácil aceitá-la como expressão de uma evidência por questionar, mas nunca me passou pela cabeça, virá-la do avesso, amputá-la do coração... A palavra 'ressurreição' entrou-me em casa, sem atravessar qualquer rio tejo, nem sob a forma de uma qualquer barca que atravessasse o mundo...
A palavra 'ressurreição', cercada de palma e de ramos de oliveira, com chagas onde os meus dedos se recusaram penetrar, existe excessivamente no meu calendário...
Para mim, a palavra 'ressurreição' não tem essa seiva regeneradora em que o Poeta parece acreditar...  

Sem comentários:

Enviar um comentário