21.5.14

Notas de um individualista

I - A análise dos resultados globais dos últimos três anos mostra que a taxa de sucesso nos Cursos Científico-Humanísticos, no ano letivo 2012/2013, é ligeiramente inferior à do ano anterior.

Porquê? a) degradação do estatuto social e profissional do professor; b) aumento das desigualdades sociais; c) aposentação abrupta e precoce do corpo docente; d) precariedade do exercício da atividade docente; e) clivagem cultural entre alunos. 

II - Quanto à cultura profissional dos professores, a maioria afirma a sua disponibilidade para trabalhar em grupo, partilhar materiais didáticos, refletir sobre práticas de ensino. Neste domínio, as manifestações esporádicas de individualismo tendem a ser ultrapassadas.

Mostrar disponibilidade não é o mesmo que fazê-lo. Há, no entanto, parcerias ativas. Quanto ao individualismo seria conveniente apurar se ele é efetivamente nocivo como parece decorrer do enunciado...

III - Os professores pensam que há uma cultura de organização centrada no valor da aprendizagem, que a oferta cultural é diversificada, que os pais são estimulados a participar na escola e que os atores educativos se envolvem ativamente nas tomadas de decisão.

Os professores pensam que há uma cultura de organização centrada no valor da aprendizagem! Neste caso, conviria especificar o tipo de aprendizagem e, também, se a prática está à altura da convição. 

IV - As lideranças das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica são valorizadas em termos de coordenação, supervisão, articulação, gestão, cooperação e acompanhamento das atividades.

Estas lideranças são valorizadas por quêm? E em que termos? 

V - A nível intradepartamental, o planeamento e a articulação concretizam-se na definição de objetivos de aprendizagem e de critérios de avaliação para a sua monitorização.

A monitorização nas condições atuais é inexequível, tal é quantidade de tarefas atribuídas aos coordenadores de departamento e de grupo disciplinar.

VI - A interdisciplinaridade, entendida como instrumento que permite a captação de uma mundividência particularmente enriquecedora para os jovens, é privilegiada no desenvolvimento de projetos que favoreçam a criação de sinergias duradoiras.

A interdisciplinaridade, strictu sensu, é impossível porque ao Conselho de Turma não são asseguradas condições (horas, ferramentas, espaços) para que possa desenhar qualquer projeto verdadeiramente interdisciplinar.

VII - O investimento feito nas novas tecnologias de informação e comunicação, apesar de certas dificuldades de acesso aos equipamentos que ainda ocorrem, mostra não só a justeza desses investimentos como a necessidade de continuar essa aposta.

O apetrechamento da maioria das salas é folclórico. Um espaço de aprendizagem moderno  exige que todos os alunos tenham acesso a computadores em rede. 


VIII - A cultura existente na aferição dos critérios e dos instrumentos de avaliação, bem como os critérios emanados das estruturas de coordenação e supervisão, aprovados em Conselho Pedagógico, são evidências do trabalho desenvolvido nesta área.

Nos últimos anos, o Conselho Pedagógico perdeu importância, estando reduzido a um órgão de consulta, totalmente subordinado ao Diretor e ao Conselho Geral.  A própria noção de "pedagogia" encontra-se desvirtuada, cedendo o lugar a modelos sociológicos assentes na análise estatística de expetativas e de resultados alcançados em exames nacionais elaborados de forma reducionista.


Sem comentários:

Enviar um comentário