4.10.13

Pobres crianças!

I - Pobres crianças que morreis afogadas nas águas de Lampedusa enquanto que tu, que já sais de casa a recitar o «Pai Nosso que estais nos céus», te diriges à igreja do Cristo Rei a fazer prova do teu doutrinamento e, depois, já "noiva do senhor", irás deglutir o bolo eucarístico, cerimoniosamente, preparado para celebrar a vitória autárquica!
Pobres crianças que morreis gaseadas no bairro de Quabun enquanto que tu te diriges a Assis para te encontrares com um Papa que convida os pobres a sofrerem a pobreza e pouco incomoda os poderosos, mesmo que considere uma "vergonha" o que vai acontecendo na Somália, na Eriteia, na Síria! 
Pobres crianças!
 
II - Pobres crianças migrantes! A neologia não deixa de surpreender! Até há pouco, as migrações eram constituídas por emigrantes e por imigrantes. Mas hoje a notícia já designa como migrantes aqueles que, não sendo ainda nómadas ou refugiados,  se deslocam simplesmente à espera de um golpe de sorte:
 
«Mais de uma centena de migrantes africanos morreram quando o barco que os transportava naufragou junto à ilha de Lampedusa. O Papa diz ter vergonha.» i, 4 de outubro 2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário