22.3.13

Óscar Lopes

(Breve apontamento)

Óscar Lopes (Nasceu a 2 de Outubro de 1917, em Leça da Palmeira numa família de músicos. Faleceu, hoje, 22 de Março de 2013). Irmão de Mécia, mulher de Jorge de Sena. Professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Linguista, Historiador de Literatura. Membro do Comité Central do Partido Comunista Português, a que aderiu em 1945. Esteve ligado a todos os movimentos de resistência ilegal ou semilegal desde 1942. Foi companheiro de prisão de Agostinho Neto (A). Na Faculdade, teve colegas como Baltasar Lopes (CV).
Entre 1951 e 1957, fez crítica literária n’O Comércio do Porto. Em 1958 e 1959, não pôde usar o seu nome, por ordem da Censura. Passou a assinar «Luso de Freitas».
Entre 1974 e 1976, foi director da Faculdade de Letras do Porto, chegou mesmo a reitor, em regime de interinato, por ausência do reitor, prof. Ruy Luís Gomes.
Foi promovido a professor de catedrático, apesar de não ter um doutoramento formal, mediante o parecer de Vitorino Nemésio e de Jacinto Prado Coelho.
Comecei a conhecê-lo, a ele e a António José Saraiva, em 1971-72, através da História da Literatura Portuguesa. Nunca lhe perdi a vasta obra, sobretudo, a ensaística, com a qual aprendi a saber ler os sinais e os sentidos. E não só!
Parte mais um ilustre português cujo verticalidade nunca foi devidamente reconhecida.  

Sem comentários:

Enviar um comentário