11.3.13

O discurso do pastel de nata

«-Temos aqui a nata!»
O enunciado pretende adular o interlocutor. Colocá-lo, de imediato, num espaço de ocupação de tempo, responsabilizá-lo pelo insucesso da formação.
Hoje, foram 6 horas! Tenho aqui ao lado a declaração de que estive presente na sessão de formação sobre avaliação externa da dimensão científica e pedagógica...
Como pastel de nata, fui mais uma vez adulado e devorado!
Há mais de 30 anos que recebo declarações deste teor, em que sou submetido a uma metodologia de disparo aos tordos e saio mais confuso do que entrei...
A formação é entendida como psicodrama: cada um improvisa em torno de um tema que nunca chega a ser conceptualizado. O tema do encontro era a "avaliação externa"!
Supostamente, este tipo de avaliação visa uma observação limpa de cumplicidades, ódios, intrigas. Mas rapidamente, contrariando o decreto regulamentar, surgiram despachos e circulares a impor a ARTICULAÇÃO entre avaliador externo e avaliador interno. (...) Isto, sem falar, no artigo 21º, nº4, que reza: «A secção de avaliação do desempenho docente do conselho pedagógico atribui a classificação final, após analisar e HARMONIZAR as propostas dos avaliadores, garantindo a aplicação das percentagens de diferenciação dos desempenhos previstos.» Decreto Regulamentar 26/ 2012, de 21 de fevereiro.   
Neste psicodrama, o «coordenador da bolsa», por entre palavras de fraternidade,  bem queria o seu prolongamento para uniformizar procedimentos em relação à observação dos avaliados. 
Em 2013, a avaliação de docentes traz-nos, assim, novas figuras: formador de avaliadores externos; coordenador da «bolsa» dos natas (diretor do centro de formação); avaliador interno; avaliado em regime duplo... algures a DGAE...
Vale a pena lembrar que os "nata", também, são professores que, entretanto, deixam os seus alunos sem aulas para passarem a figurantes de absurdos psicodramas.
Já é tempo de acabar com o alijamento de responsabilidades, com estes psicodramas inócuos! Não basta sair à rua! Há um desperdício de recursos humanos e financeiros insuportável. Talvez a Troika possa um dia destes pôr termo ao discurso do pastel de nata.

Sem comentários:

Enviar um comentário