6.11.12

Dia XXIX

I - Perceber que através do discurso também se sai do pátio para a sala de aula - do registo informal ao registo formal. Identificar "os ruídos" verbais (e não só) que perturbam a eficácia comunicativa. A sala de aula exige formalidade no tratamento e na interação comunictiva, tal como acontece num tribunal, no parlamento ou numa igreja... E por isso os deíticos pessoais, temporais ou espaciais devem ser utilizados com moderação, pois eles espelham o lugar em que os interlocutores se situam na comunicação ( no Manual, viajámos da página 29 à página à página 242).
 
II - Entretanto, na Literatura, confirmada a pouca leitura e a desmazelada escrita, passámos à poesia de Almeida Garrett ( A Minha Rosa, Não te Amo, Este Inferno de Amar, Barca Bela).
A musicalidade dos poemas. A tradição poética (Romanceiro). E a novíssima abordagem do amor.
Basta atentar nos três círculos de A Minha Rosa que se combinam e se sobrepõem não platonicamente, como a convenção impunha:
 
- A Rosa ( a flor;  hástia mimosa; folha; cor; coroar; desabrochar)
- A Mulher (face tão bela / face linda; lábios; sorriso)
- O Paraíso / Céu ( estrela; rainha; luz; singeleza; beleza)
 
O Poeta, embora consiga ascender ao céu, não deixa de ter uma ponta de ciúme, pois a sua rosa não é muito diferente das outras flores...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário