2.6.09

Por cá...

De manhã, acossado, recusei um precipitado abaixo-assinado. Recuso sempre... a solidariedade, para mim, manifesta-se de outro modo. Já não espero compreensão!
A meio da manhã, recomendei a leitura das Causas da Decadência dos Povos Peninsulares, de Antero de Quental. Há 35 anos que faço esta recomendação, sem grande sucesso. Mas continuo...
À tarde, procurei impedir que a fogueira alastrasse. Procuro sempre, desde o dia em que pirómano improvisado me transformei em bombeiro forçado... já lá vão 48 anos.
Mediador desempregado, respondi a um impulso... e na Culturgest, às 18:30 horas, José Afonso Furtado salvou-me o dia. A sua palestra sobre A longa história do livro foi clara, bem ilustrada e ajudou-me a compreender quanto a Contra-Reforma continua a condicionar o desenvolvimento dos povos do Sul da Europa.
Objectivamente, terei de dizer que José Furtado falou da passagem da leitura intensiva da Bíblia (em língua vulgar) à leitura extensiva nos países do norte da Europa. Por cá, entretanto, impera(va) o analfabetismo e o dogmatismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário