25.4.09

35 anos depois...

Dois filhos de Abril: um de 30 anos, solteiro, advogado, mal remunerado, a residir em casa dos pais...; à filha de 25 anos, solteira, falta-lhe uma cadeira para terminar o 1º ciclo de Antropologia (Bolonha) e está a concluir um curso de Realização de Cinema... sem futuro - artista, depende na totalidade dos pais... Há 35 anos, sem ter onde cair mortos, os pais casaram, 20 anos de idade, alunos do 2º ano da Faculdade de Letras; procuraram e conseguiram emprego no ensino, licenciaram-se, profissionalizaram-se e um deles concluiu mesmo um mestrado em relações interculturais que objectivamente não lhe serve de nada - estudaram e trabalharam ao mesmo tempo... Nestes 35 anos, os pais trabalharam todos os dias e continuam obrigados a trabalhar mais e mais; os filhos, 35 anos depois, não têm nenhuma garantia de poder constituir e manter uma família... e vivem na dependência dos pais.
A guerra do ultramar terminou sem glória; os colonos regressaram sob a forma de retornados; os emigrantes voltaram à terra e tornaram-se patrões de novos imigrantes; a paisagem ganhou novas cores; o litoral abarrota de gentes; o interior vê crescer o mato; as novas auto-estradas abrem brechas e inclinam-se perigosamente; rios de dinheiro voam em malas de cartão para paraísos fiscais; quem não se filia num partido político deixa de ter futuro; o presidente da república chama-nos à ordem, esquecido de que os seus amigos enriqueceram à sua sombra...
35 anos depois, a pobreza, a ignorância e a insegurança crescem; a liberdade deprecia-se...

2 comentários:

  1. antónio souto26 abril, 2009

    Trinta e cinco anos depoisé é tempo de balanço, é tempo, infelizmente, de contabilizar as portas que abril abriu e quantas abril fechou.
    Resta-nos sempre, felizmente, o sonho (embora pouco mais) - a única porta que se não fechará jamais havendo vida e reiniciando-se, a cada ciclo, a primavera!

    ResponderEliminar
  2. ...e os filhos crescem e reiventam o seu próprio 25 de Abril..haja esperança..

    susana

    ResponderEliminar