8.6.08

Sem medo, o General

 A 8 de Junho de 1958, o General Humberto Delgado votou na "mesa" do Liceu Camões, ciente de que a sua candidatura não teria qualquer hipótese de vencer as eleições presidenciais, embora a "multidão" que o aguardava na Praça José Fontana indiciasse que o povo queria a mudança, ansiava pela liberdade.
A Escola Secundária de Camões, também, não deve esquecer o dia 18 de Maio de 1958, data do 1º comício do General Sem Medo, no Ginásio. Esse dia definiu os dois lados da barricada e acabou aos tiros nas ruas vizinhas, sem poupar a rua Gomes Freire d'Andrade... Coincidências! - deverá pensar um aluno do 12º ano, a braços com "Felizmente Há Luar!...
Estas efemérides fazem parte da "cultura" da Escola, tal como a participação desta instituição no Museu Oriente deve ser registada, apesar da fraca visibilidade da sua colaboração. Diga-se, de passagem, que o Museu Oriente está a agir mal, quando, num Domingo, o Serviço Educativo encerra, impedindo, deste modo, que muitas das famílias que, ali, se deslocam possam observar a participação dos seus filhos. É um objectivo educacional que não deve ser desprezado. A não ser que o convite feito às escolas não passe de uma estratégia de marketing!

Sem comentários:

Enviar um comentário