16.9.07

De regresso…

Parece-me que, nesta última semana, o lagarto atravessou o Atlântico para se rir de mim. Não sei se tem duas caudas ou apenas uma, mas sei que eu pareço ter duas caras. De facto, deixei que me elegessem novamente para um cargo a que prometera não voltar. No entanto, senti que não podia dizer que não. Não podia esconder-me por trás da memória traiçoeira nem refugiar-me na debilidade que me esgarça os ossos. Esse tipo de argumentação enoja-me profundamente e, por isso, enquanto puder, resistirei.

De mim, ninguém poderá esperar abordagens que não sejam pedagógicas, o que significa colocar-me na perspectiva de quem defende um ensino mais eficaz, que nunca perca de vista a valorização humana de cada aluno, mesmo que isso signifique rumar contra o pragmatismo político, o carreirismo docente e o oportunismo de alguns encarregados de educação.

A tutela eliminou a pedagogia das escolas: o currículo e a disciplina substituíram a educação; no lugar do pedagogo instalou-se o jurista e avança-se com o delegado de segurança. A palavra de ordem é disciplinar. E para isso a peça essencial é o "regulamento interno", em permanente actualização…

E o lagarto, trocista, não deixa de sorrir, mas por enquanto vai ter dificuldade em assustar-me…

2 comentários:

  1. Concordo.

    Ainda hoje o professor falou-nos da sua turma que teve, em que cada um queria ser mais "delinquente" que o outro. Isto a propósito do texto que nos deu, de Aquilino Ribeiro, "a quarta turma".



    Continuação de boa escrita.

    ResponderEliminar
  2. Então não queria o cargo? Mas de certo, pelo que vi que escreveu, irá ser bem sucedido (novamente). Realmente alguns professores, felizmente não todos na generalidade, preferem a disciplida ao invez de uma boa aprendizagem. Espero que pelo menos esteja feliz em ser nosso professor de Literatura ( e de uma das Literaturas que eu considero como a das mais belas: a Portuguesa). Espero que tenha um bom ano e não deixe o lagarto assusta-lo.
    (Até dizia beijos, mas me parece um pouco impróprio já que é meu professor).
    Passe bem e até amanha.

    ResponderEliminar