1.3.18

Nhympha ou Nympha do Mondego?

«Ricardo Reis levantou-se, foi ao lavatório refrescar a cara, pentear-se , pareceram-lhe hoje mais brancos os cabelos das fontes, deveria usar uma daquelas loções ou tinturas que restituem progressivamente os cabelos à cor natural, por exemplo, a Nhympha do Mondego...» José Saramago, O Ano da Morte de Ricardo Reis

Apesar da obra estar classificada como um romance, cada vez me convenço mais que, na verdade, José Saramago escreveu uma crónica, segundo o preceito de Fernão Lopes, isto é, foi pondo por ordem os dias e as horas com muito recurso à leitura dos jornais da época... o que nos permite fazer o caminho inverso, descobrindo a cada cavadela uma ou várias minhocas...

Neste caso, a Nympha do Mondego ganhou um /h/... Será gralha?

Na realidade, o meu problema é que já há cada menos interessados em cavar ... a não ser daqui para fora...

3 comentários:

  1. Boa noite,
    Era claramente Nympha do Mondego. Por um lado, o meu pai usava esse produto, há uns 50 anos...E lembro-me o ver na preteleira da casa de banho.Por outro lado, o fabricante era um dos meus tios-avôs (Thomaz Esteves. E por outro lado ainda, podem ver uma interessante informação sobre esse produto na página 81 do seguinte trabalho académico:
    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=2ahUKEwiu1YX_95HjAhXC5eAKHe8sCT0QFjACegQIBxAC&url=https%3A%2F%2Fwww.repository.utl.pt%2Fbitstream%2F10400.5%2F2911%2F1%2FDisserta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520Paulo%2520Marcelo.pdf&usg=AOvVaw2Vvn2ArtYrN4j37vgiB4c5

    Cumprimentos
    Guilherme de Almeida

    ResponderEliminar
  2. Rectifico aqui uma gralha: na primeira e segunda linhas, acima, deve ler-se "E lembro-me de o ver na prateleira da casa de banho."

    Guilherme de Almeida

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo esclarecimento, Guilherme.

    ResponderEliminar