11.4.17

A Escola do Ressentimento

O PNL são extensas listas indicativas de livros, adequados para cada etapa, que os professores são convidados a escolher”, disse, acrescentando: “O cânone aplicado à escola é uma coisa profundamente errada”.Isabel Alçada e o cânone

"A Escola do Ressentimento deseja derrubar o cânone de modo a fazer avançar os seus supostos (mas inexistentes) programas de mudança social". Harold Bloom, O Cânone Ocidental.

«A defesa dos cânones já não pode ser levada a cabo pelo poder institucional central; eles já não podem ser considerados obrigatórios, se bem que seja difícil ver como é que o funcionamento normal das instituições do saber, incluindo o recrutamento do pessoal docente, pode passar sem eles.» Frank Kermode, Formas de Atenção, 1985.

Não tenho a certeza de que o cânone aplicado à escola seja uma coisa assim tão disparatada. O que é relevante, tal como aponta Harold Bloom, é que há na inteligência do burgo uns tantos ressentidos por terem sido marginalizados pelo ministério de Nuno Crato e que não perdem oportunidade para trazer ao debate as figuras erradas - o genuíno gosto pela leitura dos nossos jovens e a superior clarividência e sapiência das famílias...
Pelo que me toca, preocupado com a preservação da identidade, mesmo que esta tenha que ser adaptada às circunstâncias, preferia que o cânone literário global tivesse um lugar central na formação do pessoal docente... e que os professores voltassem a desempenhar a função que lhes compete, deixando de ser meros ouvintes dos disparates acumulados em fontes sem qualquer valor científico e estético.

Sem comentários:

Enviar um comentário