22.2.17

O perfil está de regresso

Para uns, trata-se do perfil de saída; para outros, do perfil de entrada...
Uns e outros insistem na necessidade de formatar um homem novo e duradouro, o que pressupõe liturgias bem definidas, com os respetivos sacerdotes bem treinados e acolitados por sicários obedientes mas determinados...
Por mim, bem podem esgrimir os sofismas mais convenientes para o fim em si. Um fim exterior ao indivíduo, pronto a dobrá-lo a vontades mais ou menos messiânicas ou teleológicas...
Num tempo em que todos os dias se anuncia a substituição da inteligência humana pela inteligência artificial, dá-me que pensar esta preocupação com o perfil, com esta idealização do dever humano.

Por mim, habituei-me a lidar com perfis baços, dilemáticos, heréticos, intermédios... e sempre que deles me aproximei, compreendi que havia algures uma chama, que não era minha. Uma chama que eu não tinha o direito de configurar...
Por uns tempos, mostrava-lhes algumas ferramentas, por vezes, fora de prazo... e com elas sempre fizeram o que bem entenderam...

Sem comentários:

Enviar um comentário