28.4.16

Fernando Cabral Martins na ES de Camões

A memória é um elemento essencial de qualquer poética. Pelo menos é o que infiro das palavras de  Fernando Cabral Martins que, hoje, se deslocou à Escola Secundária de Camões para abordar o tema "Algumas Imagens da Poesia de Mário de Sá-Carneiro". Não tanto a memória do tempo vivido pelo jovem Sá-Carneiro, há mais de 100 anos, no Liceu Camões, nem sequer a memória da relação privilegiada com Fernando Pessoa, mas, sim, o papel da memória na génese e na substância do ato poético. 
O que Fernando Cabral Martins procurou vincar foi que o que, hoje, deve interessar é o legado poético e não tanto o Poeta, porque só a poesia dá conta do diálogo que ele foi capaz de estabelecer com o modernismo baudelairiano e com as vanguardas que foram respondendo às várias crises despoletadas pela revolução industrial: a crise da vida social ( o anonimato do homem citadino); a crise da comunicação (o impacto dos novos mass media); a crise psíquica ( o dilema da identidade).
Neste sentido, o cosmopolitismo de Mário de Sá-Carneiro foi um fator essencial à produção de uma vanguarda - a vanguarda de Orpheu - em que as fronteiras entre as diversas artes se esbateram, gerando sucessivas expressões artísticas (paulismo, futurismo, cubismo, expressionismo, interseccionismo, sensacionismo...) e, sobretudo, agindo de  forma visceral naquele que é hoje considerado o expoente máximo da geração do Orpheu: Fernando Pessoa.

Eu não sou eu nem sou o outro
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o outro.
   Lisboa, fevereiro de 1914

Na poesia de Pessoa há extensos vestígios da Eurídice que nunca desapareceu da arca pessoana...

(Outros tópicos merecedores de atenção: a ideia de que a vanguarda não implica rutura;  a noção de que os poetas decadentes não o são - combatem a decadência; o paulismo como "disparate" provocador de bom senso; o interseccionismo, expressão literária que fixa o essencial do cubismo; os "performers" modernistas; Mário de Sá-Carneiro, produtor do Orpheu, financiado pelo pai...); a sinestesia, intersecção de duas sensações ou de várias realidades distintas; a centralidade de 1915...)

PS. Fernando Cabral Martins na ES Camões: 27.10.2009; 27.01.2011; 28.04.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário