31.1.16

António Lobo Antunes, sempre...

I - «Nunca esquecerei o início da minha carreira literária. Foi súbito, instantâneo, fulminante. Vinha eu de eléctrico para Benfica, depois de mais uma educativa tarde no Liceu Camões, espécie de campo de concentração aterrorizador e inútil, quando por alturas do Calhariz, uma evidência surpreendente me cegou: vou ser escritor. Eu tinha doze anos...»  António Lobo Antunes, Retrato do artista quando jovem - II, in Segundo Livro de Crónicas, pág. 137, Dom Quixote.

...Estávamos, assim, em 1954, sendo reitor do Liceu, Joaquim Sérvulo Correia (1950-1974)...

II - «Sempre que alguém afirma ter lido um livro meu fico decepcionado com o erro. É que os meus livros não são para ser lidos no sentido em que usualmente se chama ler: a única forma
          parece-me
     de abordar os romances que escrevo é apanhá-los do mesmo modo que se apanha uma doença.» António Lobo Antunes, Receita para me lerem, in Segundo Livro de Crónicas, pág. 109, Dom Quixote.

... Será por isso que, para mim, a leitura de António Lobo Antunes é aberta; pelo contrário, a leitura da obra de Saramago é fechada, o que perspetiva ao primeiro uma eternidade mais radiosa do que ao segundo.

III - «A minha estrada de Damasco ocorreu há cerca de dez anos, diante de um aparelho de televisão onde um ornitólogo inglês explicava o canto dos pássaros. Tornava-o não sei quantas vezes mais lento, decompunha-o e provava, comparando com obras de Haendel e Mozart, a sua estrutura sinfónica. No fim do programa eu tinha compreendido o que devia fazer: utilizar as personagens como os diversos instrumentos de uma orquestra e transformar o romance numa partitura.»António Lobo Antunes, De Deus como apreciador de Jazz, in Segundo Livro de Crónicas, pág. 131, Dom Quixote.

Ultimamente, leio os livros sem os anotar e sublinhar, o que, terminada a leitura, se revela uma grande chatice. Se quero fazer um apontamento, vejo-me obrigado a folhear o livro; no entanto, a vista raramente acerta, o que significa reler, tomar nota e voltar ao princípio. Para quem está de fora, isto só pode significar que me falta o método. Mas não, o que me acontece é o mesmo que ao hipocondríaco que foge a sete pés da saúde. Estar de saúde é estar morto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário