21.1.15

A hipotermia e os genéricos

Neste mês de Janeiro, a hipotermia tem me dado que pensar. Bem sei que a literatura médica defende que os velhos e as crianças são quem está mais atreito a sofrer com a súbita descida da temperatura corporal.
Compreendo que quem viva em lugares frios ou tenha caído, por exemplo, ao mar possa correr risco de vida. O mais difícil de entender é o caso daqueles, que não saindo de casa e beneficiando de uma temperatura doméstica moderada ou mesmo sobreaquecida, acabam por ver baixar a temperatura a níveis próximos dos 33 graus ou menos.

Ora, de ontem para hoje, descobri que os medicamentos que estes pacientes tomam podem ser um poderoso fator de hipotermia, sobretudo se se tratar de genéricos.

Não sendo médico nem farmacêutico, falta-me o conhecimento para fundamentar a minha suspeita, apesar de fonte médica ter confirmado que há genéricos que são extremamente perigosos, podendo levar à morte.
O que, no entanto, não me falta é a perceção de que o negócio do medicamento é extremamente lesivo da saúde pessoal e pública. 

Finalmente, nesta quadra de invernia, a Linha de Saúde 24 é uma amiga insubstituível. Imagine-se que, depois de uma longa espera, de um minucioso questionário de controlo feito ao paciente em estado de hipotermia (e de pânico!!!), o conselho chegou: agasalhe-se, beba leite e vá pelo seu pé até à urgência do Hospital de S. José...

Sem comentários:

Enviar um comentário