24.2.14

Bem-vindos à plastisfera do Teste intermédio

Ao contrário da caruma, o plástico não é biodegradável. Aos poucos, o planeta vai sendo plastificado e a caruma mais não é que acendalha involuntária. 
Na pessoana ilha extrema do sul ainda haveria caruma, apesar do poeta, cedo, ter prescindido do leito vegetal em que os amantes saboreariam o leite de coco... Em Pessoa, o amor é antecipadamente plastificado... e nem o luar o pode alegrar nem atear.
Já para o Príncipe dos Poetas não se podia viver que, a todo o momento, lhe podiam furtar a esteira, a escrava, a pena e o tinteiro, sem esquecer a própria vida... O que ele mais temia era o céu sereno, isto é, plastificado, porque a sua impassibilidade escondia a perfídia que lhe roubaria a amada e a deitaria ao abismo.
Quanto ao imperador da língua portuguesa, ao plástico preferia o cartão! As naus da Índia, da Soberba, da Vingança, da Cobiça e da Sensualidade jazem num mar de sargaços...

Da alegoria fingida, os autores do Teste Intermédio não quiseram ver o que se esconde por baixo do terraço e por isso eliminaram a Nau da Cobiça e a Nau da Sensualidade. Eliminaram as figuras de autoridade e mataram a competência argumentativa de Vieira... talvez porque pensassem recuperá-la no Grupo III: « Defenda um ponto de vista pessoal sobre o papel que a palavra pode assumir no mundo atual.»
- Um belo exemplo de enunciado plastificado!

  

Sem comentários:

Enviar um comentário