7.12.12

O retorno (romance)

O retorno, de Dulce Maria Cardoso, Tinta-da-China, 2012
Este romance, narrado por um adolescente nascido em Angola e obrigado a abandonar o território pouco tempo antes do 11 de novembro de 1975, dá voz àqueles que, afinal, não podem perdoar o modo como o 25 de Abril acelerou a independência das «províncias ultramarinas».
De um lado, muitos portugueses africanos, do outro lado, uma ideologia contrária ao colonialismo, mas que atira os novos países para as mãos das novas hegemonias - dos Estados Unidos à Rússia, passando pelo China.
Despojados dos bens, esses «portugueses de segunda» desaparecem simplesmente às mãos da vendetta ou acabam por ser colocados em Lisboa e entregues ao IARN que os encaminha para pensões, hotéis, parques de campismo...
Neste romance, a família do Rui é alojada no quarto 315 de um hotel de 5 estrelas no Estoril, onde espera ansiosamente o retorno do Pai que ficara retido pelas tropas de um dos movimentos de libertação. Dois adolescentes - um rapaz e uma rapariga - vivem, cada um à sua maneira, os novos sinais de discriminação na escola e no relacionamento social e, sobretudo, os efeitos do comportamento depressivo da mãe.
O hotel, repleto de retornados, é um espaço concentracionário, onde se vão revelando as queixas e as taras de um povo pouco solidário consigo próprio. A maioria destes «portugueses de segunda» , em muitos casos, nada conhecia da metrópole. Uma metrópole que não estava à altura de colónias como Angola e Moçambique, e por isso o objetivo era partir para a América, sem acreditar que um dia seria possível voltar a África!  

Sem comentários:

Enviar um comentário