27.11.12

Dia XLI

A - Contrato de leitura. Três apresentações orais: Meu Pé de  Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos; Sinto Muito, de Nuno Lobo Antunes; Alma, de Manuel Alegre.
Na apresentação oral, muito por falta de guião, a tentação é apostar no reconto linear, sem prévia identificação das linhas narrativas e dos acontecimentos estruturantes e simbólicos. Esta (in)decisão arrasta a apresentação tornando-a insignificante. Claro que há alunos mais organizados que outros e, sobretudo, com uma atitude comunicacional mais desenvolta. Ver Português 10, páginas 40-41.
De vez enquando, a leitura faz sair para a vida e pode obrigar a refletir sobre os caminhos que trilhamos. O apresentador de Sinto Muito acabou por confessar que a leitura contribuiu para uma decisão inesperada: Medicina, não! Tudo por causa da dor. Dor pessoal que não quer ter no exercício daquela profissão. Creio, no entanto, que este jovem revelou o seu lado humano e por isso mesmo não deverá desistir de tal desafio!
B - Teste de Literatura. Alguns alunos acabaram por decifrar os enigmas colocados em anterior "interlúdio." Há muito que não via esta turma tão aplicada!  

Sem comentários:

Enviar um comentário