23.2.11

Subitamente…

Desatámos a olhar para o mapa… sem GPS, desatámos a descobrir países: a Tunísia, o Egito, o Iémen, a Argélia e, agora, a Líbia. Pouco nos interessa quem lá vive! Tudo gira em torno dos estrangeiros, do petróleo e do gás! A ordem tácita é evacuar os estrangeiros e fechar as portas aos povos em fuga!

Entretanto, os velhos tiranos recusam-se a abandonar o poder, massacrando as populações, ou, em alternativa, cedem o poder aos seus acólitos, em nome dos interesses locais e transnacionais… E tudo porque nas últimas décadas, o Ocidente preferiu a cumplicidade à hombridade.

Mas, afinal, que podemos nós fazer? Governados por figuras dúbias, olhamos o mapa e nada enxergamos!

1 comentário:

  1. POdemos fazer muito! Se eles estão a tentar mudar o mundo deles, à custa das próprias vidas, podemos dar-lhes todo o nosso apoio, através das nossas instituições legítimas (a Nato e outras), não continuar a compactuar com os tiranoszinhos de cá e de todo o mundo que devem ter pensado que iam lá ficar a tiranizar uns 40 anos, como estes que agora foram expulsos. O mundo árabe está a mudar, é só aproveitar a boleia pelo nosso lado, a oriente ou ocidente! Vivemos momentos históricos, não podemos ignorar, como diz a canção. Passemos do sonho à acção!
    I.G.

    ResponderEliminar