27.5.08

Um humanista com memória no lugar da espada...

José Luís Falcão de Vasconcellos deu, hoje, a última aula perante uma plateia atenta, apesar de diminuta. E é pena, porque o Homem, que tanto tem contribuído para conservar as pontes que ligam o passado ao presente, certamente teria apreciado uma maior participação da Escola Secundária de Camões.

No seu projecto educativo, esta escola define como objectivo: «criar condições para que o património e a cultura de qualidade da Escola tenham continuidade na educação e formação dos alunos.» José Luís Falcão de Vasconcellos é, de todos, aquele que, nos últimos anos,  mais tem contribuído para a preservação do património cultural, criando as pontes necessárias ao diálogo com o presente e o futuro.

Se a escola se esquecer de "situar" os seus alunos , no saber, na experiência e na abnegação do professor José Luís Falcão de Vasconcellos, então, terá deixado de cumprir a missão para que foi criada.

A  escola tem, hoje,  nas suas mãos, a hipótese de reparar a falta de memória que nos tem destruído a "alma". Basta que na definição dos objectivos institucionais e individuais não hipoteque a "lição" do professor José Luís Falcão de Vasconcellos, e embainhe definitivamente a espada.

5 comentários:

  1. Penso que o Lyceu Camões tem perdido muita da alma que possuía e temos bons professores que nos fazem relembrar o que a escola era.

    Infelizmente não se dá a devida atenção a esses professores e o Professor Vasconcellos não era o unico a preservar a (boa) memória da escola!

    Temos bons professores que nos gostavam de levar às caves, à sala anexa, contar-nos episódios com alguns alunos mais famosos, com professores famosos e tudo isso nos é impedido no Lyceu por causa das burocracias impostas pelo nosso Conselho Executivo.

    Lamento que a própria escola em si não tenha grande interesse em divulgar o que já teve de bom e se deixe cativar pela má qualidade.

    ResponderEliminar
  2. E temos também o exemplo da Sr.ª Prof.ª Adelaide Canas (Português e Francês), que nos ira deixar já no próximo ano, dando fim a uma longa carreira, quase toda ela no Liceu Camões; é indubitavelmente um exemplo da preservação da memória do liceu, não só pelo enorme conhecimento que dela possui, mas também pela disponibilidade que demonstra em revelar o seu saber.

    ResponderEliminar
  3. E caro fr, infelizmente não houve nenhuma iniciativa para demonstrar o apreço da (nossa) escola pela Sr.ª Prof.ª Adelaide Canas. Já no fim da sua carreira, quase dedicada a esta escola, ninguém teve o bom senso de lhe fazer também uma homenagem (merecida).

    É com muita pena que a vejo partir, deixar esta escola e não ter nenhuma homenagem por parte da escola a que se dedicou!

    ResponderEliminar
  4. De facto, a Drª Adelaide Canas deve merecer a maior consideração da parte da comunidade educativa. Ao fim de todos estes anos, continua a preparar meticulosamente as suas aulas e, sobretudo, preocupada com a falta de trabalho de muitos dos alunos da escola actual.
    Por isso, os alunos devem ter uma palavra a dizer no modo como esta dedicada professora irá deixar a escola. É uma questão de querer.

    ResponderEliminar