19.4.08

Um dia feliz...

A Área Projecto é uma área que procura envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, permitindo-lhes articular saberes de diversas áreas curriculares/disciplinares ou disciplinas em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção.

Ontem, 18 de Abril, assisti, no Auditório Camões, a uma cabal demonstração do que significa construir um projecto, envolvendo plenamente os alunos na concepção e realização .

O resultado, em termos de espectáculo intercultural, chegou a ser brilhante. E apesar de, em palco, podermos observar desempenhos qualitativamente diferenciados, ficou a sensação de que este grupo de artistas colocou acima da performance individual o espírito de grupo.

Conhecendo muitos daqueles  jovens, foi com surpresa que assisti a actuações desinibidas e seguras e, por vezes, inesperadas daqueles que, frequentemente, consideramos tímidos e /ou pouco criativos, para além de pouco cumpridores dos deveres escolares. O trabalho apresentado prova precisamente o contrário, e dessa transformação há que dar os parabéns à professora Teresa Palma.

No que me diz respeito, fico a pensar  se, num futuro próximo, não será possível articular a área projecto "dança" com alguns episódios de certas obras que estes mesmos jovens relutantemente lêem nas aulas de Português.

Esperemos, entretanto, que não surjam entraves mesquinhos e autistas à continuação desta área projecto, porque dela muito beneficiam os alunos, a Escola Secundária de Camões e a respectiva comunidade educativa. 

 

1 comentário:

  1. Ah, que gratificante é ler estas palavras. Sobretudo, o último parágrafo pois partilho a conclusão e o receio não cessou de me atormentar na semana que passou.
    Muito obrigado, Manuel, vou colocar um link para este seu comentário no nosso blogue.

    ResponderEliminar