14.12.07

A biblioteca

Não é certamente um espaço assombrado. No entanto, os livros estão fechados à chave. Pertencem a um tempo envergonhado ou, talvez, sejamos nós que temos vergonha desse tempo. Não se sabe bem que livros por ali estão naqueles "altas estantes" - ninguém parece querer saber. No orçamento, não há verbas para recuperação / encadernação ou para catologação. Ao certo, também não sabemos se há verbas ou não.

Ali, ninguém lê os livros da biblioteca. No melhor dos casos, alguns alunos e professores lêem os seus próprios manuais e todos sabemos, creio, que os manuais são parecidos com livros, mas apenas isso.

Profanada a biblioteca, fazemos dela espaço de reuniões, de palestras, de lazer. Os assuntos abordados podem ser  pertinentes e interessantes, mas raramente arrastam um público significativo, a não ser que o condicionemos ou o "arrebanhemos", sujeitando-nos a uma escuta perturbada por conversas paralelas, por entradas e saídas "fora de tempo".

Sempre ouvi dizer que o programa deve ser cumprido, mas nunca compreendi se ele é, de facto, lido. Literalmente, nenhum programa apresenta o jornalista e o cartunista como conteúdo, mas nada, nele, os inviabiliza como recurso - vivo, autêntico - capazes de despertar vocações, de expor a trasnsversalidade dos conteúdos, de nos obrigar a questionar o passado e, em caso de desespero, a rir de nós próprios.

E a culpa não é certamente da biblioteca!? Provavelmente, é apenas, uma questão de canal,o tal, como sentenciou o cartunista Bandeira.

O novo canal ou a antiga correia de transmissão

4 comentários:

  1. A biblioteca tem livros. Deve ter livros. Por isso se lhe dá o nome de biblioteca. E por isso deve ser biblioteca, não um museu.
    Saibamos embora que nos falhará sempre o tempo para ler livros, por inteiro. Será sempre mais fácil escrevê-los, por inteiro. Quem escreve sabe-o bem, quando lhe coloca o último ponto final, no livro, e o manda à vida.
    O leitor também o sabe, que apesar de lido, o livro nunca se fechará de vez enquanto se não fecharem de vez os olhos que o leram.
    E eu não perdi ainda a esperança de ver a Biblioteca, esta com livros de que falamos, em jeito de metáfora, com vida, para cá e para lá, como na Grécia de hoje - falando verdade o Bandeira, que razão não tinha para mentir. E sabia do que falava!

    ResponderEliminar
  2. Gostei do que li. Eu própria já me interroguei muitas vezes o porquê daqueles livros estão tão guardados, impossibilitados de se mexer. Bem sei que são como uma reliquia e isso deve ser estimado mas era bom que houvesse dinheiro para os trazer de novo "à vida".

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. caros,
    ainda há bem pouco tempo estive a folhear o Egypto, do Eça, na biblioteca.
    afinal, parece-me que as medidas de contenção têm de ser reforçadas, porque rara é a grade que não está destrancada.
    como diz o outro, "vale a pena pensar nisto".

    ResponderEliminar