18.11.06

As tentações do funcionário...

Vi, hoje, no S. Jorge, Tatana, Portugal, 2005, 12', 35mm, Ficção. Realização: João Ribeiro; Argumento: João Ribeiro, Mia Couto.
Sinopse: Adaptado de um conto tradicional Makonde, esta é a história de uma velha e de seu neto, Sábado, criança de 12 anos que ela educa desde a morte do pai, quando Sábado tinha apenas 3 anos. Graças a um poder oculto, a velha guarda na cabeça os seus familiares mortos que, de quando em quando, saem cá para fora fazendo uma grande festa em jeito de cerimónia. Este facto não pode ser descoberto por pessoas que não sejam da família, pois isso faria com que os mortos não encontrassem o caminho de regresso acabando por ficar ao abandono e provocando a morte da velha.
Uma narrativa pedagógica que visa preservar os laços do presente (do jovem Sábado) com o passado, como se o primeiro se tornasse inviável sem o segundo (os antepassados - dos ancestrais aos mais próximos, como o pai e os tios, residentes no poço do quintal). A família continua a ser no imaginário moçambicano o motor da vida.
E de Moçambique passei à Africa do Sul e vi a Carmen de Bizet, em versão de Mark Dornford-May. (Este realizador já anteriormente filmara O Filho do Homem, mostrando-nos Jesus como um negro revolucionário.) M.D.-M. transpõs a ópera para um bairro de lata da actual República Sul Africana. Filme falado e cantado em xhosa (língua da África Austral falada por aproximadamente 8 milhões de locutores sul africanos).
Este filme vale, sobretudo, pela interpretação musical de Khayelitsha (a Carmen) e pela vitalidade das personagens femininas. Os homens, marialvas e machistas, acabam por desempenhar o papel dos fracos.
Na cena festiva e carnavalesca do abate do boi, cheguei a pensar que a Carmen da Sevilhana tourada, afinal, teria raízes na África austral.
PS: Estou sem perceber por que motivo se encontravam na sala 2 ou 3 turmas de alunos do 2º ciclo. Bateram palmas a despropósito; entraram e saíram da sala; correram.... e os professores, alheados do que que se passava, talvez estivessem a praticar para funcionários nesta tarde de Sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário